Saturday, March 22, 2008

NÃO RESISTI



Papai, o que é Páscoa?-Ora, meu filho, Páscoa é uma festa religiosa! -Igual Natal? -É parecida. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressurreição.
-Ressurreição? -É, ressurreição.
Maaaaarta, vem cá! -Sim.
-Explica para esse menino o que é ressurreição, para eu poder ler meu jornal. -Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o que aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado. Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu?-Mais ou menos....
Mamãe, Jesus era um coelho? -Que é isso, menino!!! Não fale uma heresia dessa! Coelho!! Jesus Cristo é o papai do céu! Nem parece que esse menino foi batizado!
Jorge, esse menino não pode crescer desse jeito, sem ir a uma missa, pelo menos aos domingos!
-Até parece que não demos uma educação cristã. Já pensou se ele solta uma besteira dessas na escola? Deus me perdoe! Amanhã mesmo vou matricular esse moleque no catecismo!
-Mamãe, mas o papai do céu não é Deus?
-É, filho, Jesus e Deus são a mesma coisa. Você vai estudar isso no catecismo. É a Trindade: Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.
-O Espírito Santo tambem é Deus??? -É, sim!
-E Minas Gerais...? -Sacrilégio!!!
-É por isso que a Ilha da Trindade fica perto do Espírito Santo? -Não, não é o 'Estado' do Espírito Santo que compõe a Trindade, meu filho, é o Espírito Santo de Deus. É um negócio meio complicado, nem a mamãe entende direito. Mas se você perguntar no catecismo a professora vai explicar tudinho, tá bom!
-Bom... se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?
-Eu sei lá! É uma tradição. É igual a Papai Noel, só que ao invés de presentes, ele traz ovinhos.
-Coelho bota ovo? -Chega! Deixa eu ir fazer o almoço que eu ganho mais!
-Papai, não era melhor que fosse 'galinha da páscoa'? -Era, era melhor... Ou então urubu.
-Papai, Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, né? Que dia ele morreu?
-Isso eu sei: na sexta-feira santa.
-Que dia e mês?????????
-Sabe que eu nunca pensei nisso? Eu só aprendi que ele morreu na sexta-feira santa e ressuscitou três dias depois, no sábado de aleluia.
-Um dia depois????!!! -Não, três dias...
-Então, morreu na quarta-feira.
-Não, morreu na sexta-feira santa... Ou terá sido na quarta de cinzas?
-Ah!, garoto, vê se não me confunde! Morreu na sexta mesmo e ressuscitou no sábado, três dias depois! Como? Pergunte à sua professora de catecismo!
-Papai, por que amarraram um monte de bonecos de pano lá na rua? -É que hoje é sábado de aleluia, e o pessoal vai fazer a malhação do Judas.
-Judas foi o apóstolo que traiu Jesus.
-O Judas traiu Jesus no sábado?!? -Claro que não! Se ele morreu na sexta!!!
-Então por que eles não malham Judas no dia certo? -É, boa pergunta...
-Papai, qual era o sobrenome de Jesus? -Cristo, Jesus Cristo.
-Só? -Que eu saiba, só, por quê?
-Não sei, não, mas acho que o nome dele era Jesus Cristo Coelho. Só assim esse negócio de coelho da Páscoa faz sentido, não acha?
-Coitada!
-Coitada de quem, papai?
-Da sua professora de catecismo.

No comments: