Monday, December 24, 2007

VIVA A FAMÍLIA

É uma data tao esperada, porque todos se vão reunir, por algumas horas você vai poder conversar com pessoas que não vê há séculos, vão trocar presentes, numa divertida brincadeira de amigo secreto, depois todos sentar - se ão à mesa e vão se deliciar com um cardápio pensado há meses...

Não, não é bem isso. A "família Doriana" não existe. Se você tem uma "família Doriana", você é um dos poucos sortudos na face da Terra.

Porque família que é família tem confusão. Seja na hora de decidir onde vai ser a festa de Natal, quem vai cozinhar o quê, divisão de despesas e até o limite de presente de amigo secreto.

Alguns personagens são típicos nessa época do ano, ao lado do Pai Natal, Rudolph a Rena do Nariz Vermelho e os duendes que trabalham arduamente para que Pai Natal possa viajar tranquilo com o seu saco de presentes às costas:

Quem manda sou eu: é aquela pessoa que diz onde vai ser, como vai ser o que vai ser comido. Se o deixarem, define a vestimenta de cada um da família. Pessoas assim geralmente são disfarçadas de mães, sogras .

Eu faria melhor: geralmente é a pessoa que vê se tudo está perfeito. Encontra-se esta espécie sob a pele da sua cunhada, tia ou sogra.

O que há para comer: é aquele familiar que não participa de nada, não traz nada e chega à hora, morto de fome para fazer uma boquinha na sua ceia.

A acidentada: parente que se machuca, que a gota começa a aparecer ou que a coluna dói e a impossibilita de encostar a barriga no fogão.

Parente "sem noção": Aquele parente que quando participa do amigo secreto sempre pede presente que extrapola o valor estipulado, pede presente absurdos e difíceis de encontrar. Aquela pessoa que sana seu apetite consumista às custas do bolso do infeliz que o sorteou.

Criança remelenta: são os pimpolhos que alegremente saltitam no seu novo apartamento e pulam de sapatos, do sofá para as poltronas, que por sinal são brancas. Correm por todo o lado, mexem em tudo, tirando tudo do lugar (e muitas vezes quebrando) e adoram puxar o autoclismo na casa de banho. Nesse momento você fica atenta e torcendo para que um deles vá pela sanita abaixo, mas lei de Murphy que é lei de Murphy, não são eles que entopem a sanita, mas sim aquele potinho de porcelana que você comprou com tanto gosto, artesanalmente pintada a mao, que combina com o azulejo da casa de banho.

Parente esponja : é aquele que bebe todas e mais uma. Depois começa a desenterrar brigas do passado e causa aquela confusão. No final, chora e abraça a todos dizendo que ama até o seu cachorro. Geralmente seu marido terá que levá-lo a casa ou você terá que acomodá-lo num canto porque o infeliz não tem condição de dirigir.

Estraga-festa: aquela prima, tia ou sogra que adora fazer um escândalo no meio do melhor da festa para estragar o ambiente.

Se você detectou um ou dois parentes seu nesta pequena lista de personagens Natalinos...

Sorria, você tem parentes!!!

No comments: